sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Neil Armstrong Em Debate Com A NASA

Neil Armstrong, o primeiro homem a caminhar na Lua [que se tem registro - n3m3], disse para o Comitê de Ciências, Espaço e Tecnologia dos EUA na quinta-feira passada que o fim da era dos ônibus espaciais é “embaraçoso“.

“Nós não teremos mais acesso estadunidense para a órbita espacial e para a Estação Espacial Internacional, por um período de tempo indeterminado no futuro“, disse Armstrong ao Comitê.

“Para um país que investiu tanto, por tanto tempo, para alcançar a posição de liderança na exploração do espaço, esta condição é vista por muitos como lamentavelmente embaraçosa e inaceitável“, continuou Armstrong.

O ex-astronauta foi parte de um painel de quatro membros, peritos em assuntos espaciais, que disse aos membros do comitê que a NASA precisa uma visão mais forte para o futuro e deveria focar em projetos que visam o retorno de humanos até a Lua e para a Estação Espacial.

“Uma liderança, embora vencida de forma cara e de maneira séria, uma vez perdida é quase impossível de ser readquirida“, disse Armstrong, agora com 81 anos de idade, que foi o comandante da missão Apollo 11 e caminhou na superfície da Lua em 1969.

O presidente Barack Obama cancelou o programa Constellation, que retornaria os humanos à Lua e, ao invés disso, pediu para a NASA focar em novos projetos voltados ao espaço profundo, para alcançarem um asteróide em 2025, e Marte em 2030.

A interrupção das missões de ônibus espaciais, que durou três décadas, trouxe um final à capacidade dos EUA de enviar humanos ao espaço até que a indústria privada obtenha sucesso com uma cápsula espacial comercial, talvez em 2015.

Enquanto isso, as cápsulas russas Soyuz são as únicas formas para os humanos alcançarem o espaço, e cada ‘passagem’ de ida e volta custa em torno de US$ 50 ou US$ 60 milhões.

“Tirem o ônibus espacial da garagem lá no Kennedy [Space Center], liguem os motores e os retornem ao serviço“, disse Eugene Cernan, que comandou a missão Apollo 17 e foi o último homem a pisar na Lua em 1972.

“Hoje, estamos no caminho da decadência. Estamos vendo o livro de décadas de liderança sendo fechado…“, continuou Cernan.

Fonte: NewsDiscovery via OVNIHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário